Av. Brg. Faria Lima, Nº 2369 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP - CEP 01452-000
(96) 99196-2945
contato@sbquiro.org

Quiropraxia

Sociedade Brasileira de Quiropraxia

Mais de 100 anos de trajetória em saúde

Desde o seu surgimento, com Daniel David Palmer em 1895, nos EUA, a Quiropraxia está focada no cuidado da saúde com uma visão vitalista. Etmológicamente, seu nome faz referência ao método que utiliza “QUIRO” (mãos) e “PRAXIS” (prática).

O que faz um Quiropraxista?

O Quiropraxista no Brasil pela resolução 220 de 23 de Maio de 2001 é um Fisioterapeuta especialista em Quiropraxia e seu trabalho tem como objetivo o ajuste da subluxação vertebral, centrando-se em lograr que o sistema nervoso, que passa pela coluna vertebral das pessoas, esteja livre de interferências. Estas interferências são geradas pelas subluxações que ocorrem nas vértebras da coluna vertebral.

O que é uma subluxação?

A subluxação vertebral ocorre quando uma vértebra perde sua apropriada justaposição com a vértebra de cima, com a de baixo ou com ambas, produzindo interferências na expressão da capacidade inata do corpo em manter sua própria saúde e organização.

Comunicação Vital do corpo

As interferências geradas pelas subluxações nas vértebras da coluna quando estão desalinhadas comprimem os nervos e interferem na comunicação entre o corpo e o cérebro. Esta comunicação é a que possibilidade a chamada Inteligência Inata, a qual é central na visão vitalista da saúde: permitindo que o corpo conheça o que está acontecendo e atue para melhorar.

Como pode acontecer uma subluxação?

Os fatores propiciam uma subluxação vertebral podem atuar sozinhos ou combinados e podem ser agrupados em:

TRAUMÁTICOS: Impactos, quedas, esforços, más posturas, acidentes laborais, de transito ou no esporte, partos difíceis, etc.
QUÍMICOS: uma nutrição e hidratação inadequada, efeitos nocivos de drogas e medicações, etc.
ELETROMAGNÉTICOS e RADIAÇÕES: efeitos adversos causados pela radiação e eletromagnetismo de equipamentos tecnológicos
PSÍQUICOS: o estresse, os conflitos afetivos, alterações emocionais, etc.

As subluxações podem ser assintomáticas?

A grande maioria das subluxações provocam sintomas como dores intensas em regiões específicas ou a distância no corpo, alteração da vascularização da pele e músculo, sensibilidade aumentada em regiões específicas, alteração de força e tônus muscular, dentre outros sintomas.
Porém, as subluxações vertebrais podem, em um período específico, serem assintomáticas, isso é, silenciosas. Apesar de gerarem alterações sobre o sistema de condução da informação (sistema nervoso), ainda não desenvolvem sintomas como a dor. Por isso, todas as pessoas, sem importar sua condição, podem receber ajustes quiropráticos: crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. Fazer uma avaliação com um quiropraxista é a forma mais segura de saber se existem Subluxações Vertebrais.

Como é o tratamento pela Quiropraxia?

O cuidado pelas mãos de um quiropraxista permitirá ao organismo gozar de um maior potencial de sobrevivência, independência e funcionalidade. Poderá tratar dores agudas e crônicas, bem como alterações posturais e orgânicas do seu corpo. Para isso, o quiropraxista realiza um trabalho orientado na DETECÇÃO, ANÁLISE e AJUSTE de subluxações vertebrais.

DETECÇÃO: realizada através de uma avaliação minuciosa da postura, termografia, medição de pernas, palpação muscular e óssea, além da análise de exames complementares como RX, ressonância magnética e tomografias.

ANÁLISE: A partir da avaliação, os dados são analisados juntamente com os achados dos exames físicos e complementares e os ajustes específicos serão planificados para serem executados durante o tratamento quiropráxico.

AJUSTE: é a manobra específica do tratamento quiropráxico. São usadas técnicas depuradas, com mínima força aplicada sobre um local preciso nas articulações da coluna ou demais articulações do corpo do paciente.

AJUSTE É UM PROCEDIMENTO ESPECÍFICO, SEGURO, SUAVE E EFETIVO.

Quantas consultas de quiropraxia devo fazer?

O número de consultas é definido pelo fisioterapeuta quiropraxista a partir da avaliação minuciosa. Os tratamentos de quiropraxia costumam ser rápidos, com poucas sessões e resultados muito efetivos.
Consultas de manutenção podem ser realizadas, pois a subluxação nem sempre é sintomática.

O que devo exigir do quiropraxista?

É importante saber se o profissional que você buscará é um fisioterapeuta e se possui especialização em Quiropraxia. Você poderá comprovar a sua formação através dos diplomas de graduação e pós-graduação ou através da carteira profissional.
O Fisioterapeuta Quiropraxista é o único profissional habilitado e fiscalizado pelo Conselho Federal e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL
Facebook
Instagram
Podemos te ajudar?